terça-feira, 23 de março de 2010

Quanto Vale Buscar Conhecimento e Atualização?


Cem anos atrás, oito de cada dez brasileiros eram analfabetos e saber ler e escrever já garantia um emprego razoável. A partir da década de 40 as empresas passaram a exigir o diploma do curso primário. Quinze anos depois, a exigência passou a ser o ginásio completo e o diploma de datilografia. Na metade dos anos 60, só um, em cada cinco mil brasileiros, tinha um curso superior e já na década de 70 começou a proliferação de faculdades no Brasil. Neste momento, o diploma – de qualquer faculdade, mesmo desconhecida – começa a ser o grande diferencial e garantia de ótimo emprego.

Entretanto, na década de 80, a faculdade deixa de ser privilégio da minoria e o diferencial passa a ser um curso de inglês. Na década de 90, o conhecimento da informática é o grande destaque. E nos últimos 10 anos, uma pós-graduação, ou um MBA vem dando o brilho na carreira profissional.

Na atual realidade do mercado de trabalho, um jovem precisa de quatro vezes mais tempo estudando, para ganhar o mesmo salário e conquistar o mesmo emprego, comparado à década de 60.

Essa simples avaliação já prova o quanto o conhecimento é necessário para a sobrevivência dentro do atual mercado.

Outro fato que chama a atenção é que a humanidade tem dobrado o seu conhecimento a cada 1 ano e meio e a única forma que o profissional tem de acompanhar todas essas mudanças e transformações é através da sua constante atualização. Muitos são os fatores que geram o sucesso profissional (ética, responsabilidade, conduta, nível de conhecimento e aprimoramento técnico), mas sem dúvida alguma o maior diferencial que um profissional pode oferecer é a sua constante capacitação nas áreas em que atua e naquelas que já percebe que precisa conhecer.

O investimento em conhecimento, novos aprendizados e aprimoramento proporcionam ao profissional muitas vantagens, dentre elas:

- acompanhamento das mudanças e transformações no mundo;
- retenção de subsídios para suas tomadas de decisões;
- elevado índice de empregabilidade (melhores condições de competir no mercado de trabalho)
- preparação para viver bem o futuro

O aprendizado na vida das pessoas é tão importante que deveria ser um hobby. É assim que o profissional precisa encarar todos os cursos que necessita fazer: cursos de extensão, pós-graduação, mestrado, idiomas, informática, comportamental, gerencial, vivencial, etc. O processo de aprendizado de um idioma estrangeiro, de um curso superior, de uma pós-graduação, de um instrumento musical, de um estilo de dança, de um esporte, pode não ser tão fácil e rápido como gostaríamos que fosse. Mas se deve pensar no futuro: quais serão as conseqüências após a conclusão desse aprendizado?

Confira a seguir, os principais resultados após a conclusão de um novo aprimoramento profissional:

• Satisfação Pessoal: ter superado barreiras, finalizado o curso e alcançado os objetivos iniciais é muito gratificante.

• Aumento do Patrimônio Intelectual: ninguém tirará esse conhecimento do profissional, a não ser que ele deixe de praticar ou perca o interesse pelo assunto – e aí o tempo se encarregará de fazer isso.

•Crescimento (Pessoal/Cultural/Profissional): uma vez concluído o curso, esse conhecimento adquirido se converterá em crescimento pessoal, cultural ou profissional, dependendo do caso. O curso de inglês, espanhol ou francês poderá abrir mais portas dentro da empresa e o curso de pós-graduação ou mestrado muitas vezes será decisivo na escolha de uma promoção dentro da companhia, além de significar ganhos salariais.

O profissional atualizado é capacitado para a visão global, consegue acompanhar o desenvolvimento tecnológico, entende do processo de customização de seus clientes e utiliza-se de capital intelectual diferenciado. Ou seja, alinha-se com precisão às necessidades das empresas que enfrentam constantes desafios no mundo dos negócios (competitividade, globalização, forte concorrência de mercado, etc).

Buscar conhecimento e atualização consagra a atuação do profissional nas organizações, na sociedade e no mercado de trabalho, aumenta o valor intelectual da empresa, e, acima de tudo, agiganta a admiração das pessoas!

Texto de Viviane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário