quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A importância do currículo na vida acadêmica


Não importa a carreira que se pretende seguir é sempre importante ter um bom currículo, por que ele é a porta de entrada para o sucesso e realização profissional. Muitas pessoas não sabem da importância de um bom Currículo. Por isso, às vezes fazem por fazer sem seriedade e não se preocupam com seu conteúdo e qualidade.

Hoje as universidades usam um formato-padrão de currículo o chamado Currículo Lattes feito através da Plataforma Lattes, um sistema de informações que compõe o banco de dados do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que visa a integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações pela internet.

A Plataforma Lattes disponibiliza hoje, em sua base de dados, 1,14 milhão de currículos de pesquisadores, tecnólogos e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento que atuam em ciência, tecnologia e inovação. O sistema é utilizado por oito países da América do Sul e da África, e é amplamente reconhecido nos países desenvolvidos. Uma comissão de acompanhamento verifica a consistência e a confiabilidade dos dados inseridos nos currículos, em processo de aperfeiçoamento constante do sistema.

Segundo o site da Plataforma Lattes 59% dos currículos são de graduados e estudantes de graduação e 31% são de doutores, mestres e estudantes de pós-graduação.

O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do CNPQ de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores no país. Leva o nome do físico César Lattes. Conforme inserimos as informações no Currículo Lattes elas são organizadas em um formato ideal é pode-se ao imprimir o currículo escolher o formato a ser exibido.

Saber manusear a Plataforma Lattes chega a ser essencial nos dias de hoje, pois é um padrão nacional de currículos, e a riqueza de informação que esse sistema possui pode vim a contribuir para qualquer acadêmico. A facilidade no preenchimento, na recuperação de dados de publicações e citações de artigos.


Texto extraído do BLOG "Matemática para todos"

Meu Lattes >> http://lattes.cnpq.br/3757560076177331

Nenhum comentário:

Postar um comentário